Há poucos dias foram escolhidas as cidades sedes para a Copa do Mundo (de Futebol) de 2014 (fato ofuscado com o desaparecimento do avião). Se você ainda não sabia, o Brasil terá a enorme, grandiosa e estupenda missão de mostrar ao mundo que é capaz de receber este evento, que paralisa o Mundo a cada 4 anos.
Mas o Brasil, mais precisamente o Rio de Janeiro, também terá outra missão (tão importante como encontrar uma 'agulha' no meio do Atlântico) de ser uma das candidatas para receber os Jogos Olímpicos de 2016.
Se você é carioca, apaixonado pelo Rio, que acredita que é a 'cidade maravilhosa' não leia o resto e pule para o próximo post...

O Rio de Janeiro não tem a mínima condição de ser sede de uma Olimpíada. As concorrentes da cidade carioca são Madrid, Tóquio e Chicago. E o anúncio do futuro represante sairá no dia 02 de outubro, em Copenhague. Mas repito, o Rio não será escolhido.
Claro que tudo será facilitado com a Copa do Mundo, mas não é a mesma coisa.
Além de construir um estádio de futebol, as Olimpíadas não são movidas por 'futebol', há mais outras dezenas de esportes em destaque e que devem ser remodeladas e começarem do 'zero'.
Você deve estar se perguntando sobre os Jogos Pan-Americanos de 2007 poderia ser benéfico para a cidade? Entretanto, precisa-se triplicar o que foi feito no Pan.
O Estádio Olímpico construído não é nada perto do que precisa ser feito para 2016, as residencias dos atletas são pífias próximas do padrão olímpico, não podemos improvisar arenas no RioCentro para apresentação de boxe, artes marciais e ginástica artística, além do centro de mídia que foi ineficaz. Parque Aquático e Arena Multiuso precisam ser expandidos. Fora o complexo de tênis que não existe (o Bosque Marapendi não é considerado como tal).
Isso foi a parte esportiva, o fator principal é a cidade...
Despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas (prometido para o Pan e não concluído), expansão das vias públicas (alguém viu alguma, além daquela em Jacarepaguá-Barra em frente ao Rio2?). Expansão do Metrô (faltam muitas estações e muitas linhas ainda para funcionar eficientemente). Descongestionar o tráfego, melhorar a qualidade dos aeroportos, portos, rodoviárias, hospitais, rede hoteleira, malhas urbanas, como estradas e ferrovias, e até estacionamento...
É muito investimento, muita obra, muitos bilhões de $$$, pouco tempo, e muitas galáxias de atraso em comparação a Tóquio, Chicago (cidade do presidente Obama) e de Madrid (uma das principais candidatas, que mesmo ainda não definido a futura sede dos Jogos, acredite! No próximo ano, todos os complexos esportivos de Madrid já estarão prontos para receber uma Olimpíada).
O Rio precisa começar do 'zero'. Enquanto ocorre as buscas de um lado, ficamos paralisados do outro ansiosos por notícias, e todos sabemos que o tempo é escasso e, principalmete, cruel com o bolso do governo.
Depois de alguns dias do anúncio das cidades sedes para a Copa do Mundo, alguma cidade já arregaçou as mangas para começar a trabalhar para 2014? Olha que faltam apenas 5 anos...
Hasta pronto,
Carlos Gustavo
Farofas que comentaram este assunto:
0 comentários:
Postar um comentário