Ponto de vista

Se você pensa que tudo o que você assiste na televisão (seja ela de plasma, LCD, de 16 polegadas, de mão, de celular, ou do computador) é 100% real?

Assista ao vídeo e bem-vindo ao mundo do que você não vê...



Se você não entendeu nada, eu explico! (essa é uma outra oportunidade para quem ainda não viu o vídeo. Não tem problema, eu espero ele terminar!)

Bem, esse vídeo é da final da Copa do Rei (espécie de Copa do Brasil, aqui da Espanha. Ops, então você já descobriu de que lugar eu escrevo!) disputada entre o catalão Barcelona e o basco Athletic Bilbao, e foi um prato cheio para protestos contra o Rei da Espanha e o país como um todo. Há anos que Catalunha e País Basco defendem a ideia de que devem ser países independentes. O que se viu no estádio antes da partida foram muitas vaias dos torcedores de ambos os clubes durante a execução do hino espanhol.

A transmissão para a Espanha ficou a cargo da estatal TVE (Ops, com o mesmo nome do canal brasileiro. Humm! Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Essa é fácil!). Como os protestos vinham sendo orquestrados publicamente já há alguns dias, a TVE driblou a exposição das vaias ao Rei durante a transmissão ao vivo. A emissora cortou para imagens da cidade de Bilbao e a festa dos torcedores do Athletic (time da cidade) antes do jogo.

No intervalo, sob o argumento de recuperar a execução do hino perdida no 'ao vivo', a TVE mostrou novamente as imagens, fechadas nos jogadores, e com o som das vaias bem mais baixo do que realmente se ouviu no estádio.

Como consequência disso tudo, o diretor de esportes da TVE foi demitido. No vídeo acima, produzido pelo site do diário esportivo 'Marca', você pode conferir três momentos: o corte na transmissão ao vivo, o som verdadeiro ouvido no estádio e, por fim, o hino com as vaias diminuídas, exibido durante o intervalo da partida.

Bem, deu para perceber que a censura não ocorria só no Brasil. E sim, em qualquer lugar do mundo (até em países como a 'Espanha'). Por isso, aqui no Farofa, irei falar um pouco de tudo que acontece, mostar o outro ponto de vista e 'tentar' esclarecer outros tantos assuntos.

Se você já leu até aqui, deu para notar um pouco sobre o Carlos Gustavo. Mas, como o post está gigantesco, aqui vai algumas palavras 'jogadas' sobre o meu perfil: estudante de jornalismo da PUC-Rio, agora na minha segunda passagem por Madri(d), mas já morei em Vancouver (5 meses), apaixonado por esportes, viagens e também sou um 'tech-freak'. Sim, você não leu errado! É 'Tech-freak'? Assista o vídeo abaixo e entenda porque o mundo precisa de pessoas que expliquem essas 'novidades' tecnológicas...



Hasta pronto, Carlos Gustavo

Farofas que comentaram este assunto:

Eua
Eua
Eua

0 comentários:

Postar um comentário

 
09| Desenvolvido por Pedro Barreto.